Brasil, 13 de maio de 2025
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INSS: beneficiários sem acesso a aplicativo enfrentam dificuldades

A falta de alternativas para aposentados sem acesso ao Meu INSS gera preocupações sobre descontos indevidos em benefícios.

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que enfrentam descontos em suas aposentadorias e pensões agora se deparam com um complicado emaranhado de informações e recursos limitados. Com a responsabilidade de atender mais de 97 milhões de pessoas mensalmente, o INSS restringe os canais de comunicação disponíveis para aqueles que podem suspeitar de falhas em seu pagamento.

Canal restrito para comunicação com o INSS

Atualmente, as únicas opções de atendimento disponíveis para os beneficiários que notaram descontos em suas aposentadorias e pensões são o aplicativo e o site “Meu INSS” e a central de atendimento telefônico 135. Entretanto, aposentados e pensionistas que não têm acesso a essas ferramentas digitais ficam em uma situação vulnerável, sem saber se foram vítimas de fraudes e como recuperar o valor perdido.

Na última terça-feira, o INSS notificou cerca de 9 milhões de segurados sobre descontos ocorridos entre 2020 e 2025. Contudo, esses beneficiários se vêem impossibilitados de verificar essas informações nas agências do Seguro Social, aumentando a frustração e a incerteza entre aqueles que podem ter sofrido cortes indevidos.

Alternativas escassas para atendimento

Ao ser questionado sobre alternativas para beneficiários sem acesso ao aplicativo ou telefone 135, o INSS não forneceu uma resposta clara. Além disso, não foi apresentada a quantia exata de pessoas que conseguem acessar o Meu INSS. Embora a entidade reconheça a importância do atendimento digital, a falta de uma segunda opção de contato para os beneficiários mais velhos ou sem competências digitais levanta um alerta para a inclusão social.

Como funcionam os atendimentos do INSS?

Segundo informações do órgão, mais de 89 milhões de pessoas utilizam o Meu INSS, enquanto 6 milhões têm atendimento via telefone e apenas 2 milhões comparecem pessoalmente às agências. Essa estatística indica que a maior parte da população depende de recursos digitais, o que pode ser um obstáculo para aqueles que não possuem familiaridade com tecnologias ou que residem em áreas com acesso limitado à internet.

Nova ferramenta para consultas de descontos

A partir de agora, os beneficiários poderão utilizar a nova funcionalidade “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no Meu INSS, para verificar a entidade com a qual estão vinculados e se autorizaram ou não os descontos. Em caso de não autorização, a devolução dos valores poderá ser solicitada pelo app, site ou telefone, mas não diretamente nas agências.

O INSS recomenda que, para um atendimento mais eficaz, os beneficiários liguem ao 135 após às 16h ou aos sábados, visando diminuir o tempo de espera. Este Guidance poderia tornar-se crucial para aqueles que, por diversas razões, não conseguem acessar o aplicativo.

Investigação sobre descontos indevidos

A situação se agrava ainda mais após uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que desmantelou um esquema nacional envolvendo descontos não autorizados nas aposentadorias e pensões do INSS. As investigações revelaram que a soma total dos valores descontados entre 2019 e 2024 chega a R$ 6,3 bilhões, mas será preciso apurar a porcentagem desses descontos considerados ilegais.

Informações recém-reveladas indicam que muitos beneficiários tiveram descontos aplicados em pensões como se fossem membros de associações de aposentados, quando na verdade não tinham autorizado essa associação. Após a operação, o governo decidiu suspender todos os acordos que previam descontos nas aposentadorias, uma medida que visa proteger os direitos dos segurados.

Conclusão: a necessidade de ações imediatas

A falta de alternativas para os beneficiários do INSS sem acesso ao aplicativo ou ao telefone 135 representa uma lacuna significativa no sistema de atendimento. É urgente que medidas sejam adotadas para que todos os aposentados e pensionistas possam verificar a integridade de seus benefícios, garantindo assim a proteção contra fraudes e a recuperação de valores indevidamente descontados.

O cenário atual exige um olhar atento do governo e do INSS para promover um atendimento inclusivo e eficiente, a fim de assegurar os direitos dos segurados em toda sua plenitude.

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