O BNDES anunciou nesta segunda-feira (28), durante a Agrishow em Ribeirão Preto, que os financiamentos aprovados para o Plano Safra 2024/2025 somam R$ 29,7 bilhões, contemplando 125 mil operações de crédito destinadas a cooperativas, produtores rurais e agricultores familiares em todo o país.

Financiamento agrícola se expande e atinge 90% dos municípios
O valor disponibilizado representa uma ampla capilaridade no campo, já que as operações são realizadas por agentes financeiros credenciados, permitindo que os recursos cheguem a mais de 90% dos municípios brasileiros. O apoio cobre custeio da produção, investimentos e comercialização.
Juros mais baixos e incentivo à inovação no agro no Plano Safra 2024/2025
Com taxas mais atrativas do que as praticadas pelo mercado privado, o Plano Safra é um dos principais mecanismos do governo para estimular o setor agropecuário. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que o apoio do banco ao agro já soma R$ 53,2 bilhões nos últimos dois anos, destacando a ênfase em inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental.
Safra recorde em 2025 deve consolidar crescimento do setor
A expectativa do governo é de que a safra 2024/2025 seja histórica. Segundo a Conab, a colheita deve alcançar 330,3 milhões de toneladas — alta de 10,9% em relação ao ciclo anterior. A projeção reforça a importância dos investimentos em crédito agrícola para sustentar a expansão da produção.