Em uma intensa agenda estratégica realizada na ultima quinta-feira (24) em São Paulo, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, articulou parcerias com empresários, startups e multinacionais com foco em inovação tecnológica e atração de investimentos. Em encontros com representantes da Vivo, Solatio e Klear Energy, além de uma palestra na Câmara Espanhola de Comércio, o governador apresentou as potencialidades do estado e os avanços em infraestrutura e energias renováveis.

Governador apresenta projetos do Piauí a empresários espanhóis
Durante evento na Câmara Espanhola de Comércio, Rafael Fonteles destacou os investimentos em infraestrutura viária, porto e energias limpas como pilares do desenvolvimento estadual. “Nosso governo sabe, a partir do seu potencial natural e humano, o que tem a oferecer ao resto do mundo”, afirmou.
Ele também reforçou o papel da Investe Piauí como facilitadora para investidores, nacionais ou estrangeiros, acompanhando todo o processo de instalação de novos empreendimentos no estado.
Tecnologia e IA: Piauí aposta na inovação com a SoberanIA
Outro destaque da agenda foi a reunião com especialistas e startups brasileiras para discutir a SoberanIA — a primeira plataforma de inteligência artificial soberana com base de dados em português. O projeto, desenvolvido por técnicos do governo e parceiros acadêmicos, busca aplicar IA para tornar a gestão pública mais eficiente.
“É a tecnologia e a inteligência artificial sendo colocadas a serviço de todos e todas”, explicou Fonteles.
Encontros com multinacionais fortalecem laços econômicos
Fonteles também se reuniu com executivos da Vivo, incluindo o presidente da empresa, Christian Gebara, e o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Renato Gasparetto. As conversas giraram em torno de investimentos em conectividade e soluções digitais no Piauí.
No encerramento da agenda, o governador se encontrou com representantes da Solatio — responsável por investimentos de R$ 27 bilhões em energia solar no estado — e da Klear Energy. A previsão é que os projetos da Solatio gerem cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos no Piauí.