O presidente Lula lançou, nesta quinta-feira, o edital para a construção do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá, acompanhado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Esta iniciativa marca um avanço significativo em um projeto que estava há anos em espera e que promete transformar a mobilidade urbana na região.
Uma obra esperada há um século
O túnel, que será o primeiro submerso da América Latina, tem um percurso total de 1,5km e uma seção de 870 metros que passará por debaixo do canal que abriga o porto mais movimentado do Brasil. A obra, estimada em R$ 6 bilhões, é parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), um importante projeto de infraestrutura do governo federal.
A expectativa é de que a obra beneficie mais de 2 milhões de pessoas, reduzindo o tempo de deslocamento entre Santos e Guarujá em até 50 minutos. Essa melhora na mobilidade permitirá um maior fluxo de veículos, desafogando a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e aumentando a eficiência no transporte de cargas e passageiros no canal do porto.
Detalhes do projeto e sua implementação
O leilão para definir a empresa responsável pela execução da obra está marcado para agosto. A divisão dos custos ficará a cargo do governo federal e do estado de São Paulo, com cada ente investindo R$ 3 bilhões. Após o leilão, a empresa vencedora será encarregada não apenas da construção, mas também da operação e manutenção do túnel, que contará com três faixas de rolamento por sentido, uma ciclovia, e prevendo espaço para um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Esta solução inovadora visa não apenas facilitar o tráfego de veículos de passeio e transporte público, mas também incluir espaço para caminhões, bicicletas e pedestres, promovendo a integração entre diferentes modos de transporte. O deslocamento por meio do túnel deve levar apenas um minuto e meio.
Fiscalização e governança
O Tribunal de Contas da União (TCU) terá um papel relevante na fiscalização da obra, que também será monitorada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Essa supervisão se faz essencial, tendo em vista a magnitude do projeto e a necessidade de garantir a transparência e a correta utilização dos recursos públicos envolvidos.
Impactos e expectativas para o futuro
Além de melhorar a qualidade de vida para os habitantes da região, o tunnel também promete facilitar a expansão do porto de Santos, atendendo à crescente demanda por acessos mais eficientes para o fluxo de carga, já que os acessos atuais se mostram insuficientes.
O projeto foi abordado pela primeira vez em fevereiro do ano passado, quando Lula e Tarcísio se reuniram para discutir avanços e superar impasses relacionados à execução da obra. Hoje, com a assinatura do edital, os dois líderes demonstram um compromisso conjunto para levar adiante essa inovação que pode custear novos horizontes para o transporte na região.
O início da construção está previsto para 2025, prometendo revolucionar a infraestrutura viária entre Santos e Guarujá, expandindo suas possibilidades de conexão e desenvolvimento. À medida que o projeto avança, espera-se uma crescente mobilização da sociedade em torno desta realização, que é aguardada há décadas.
Por fim, a construção do túnel entre Santos e Guarujá representa um passo importante para o Brasil em termos de inovação em transporte. O governo espera que este seja apenas o começo de uma série de melhorias nas infraestruturas urbanas do país.