Brasil, 20 de fevereiro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.

Xi Jinping reúne gigantes da tecnologia e pede confiança no modelo econômico da China

Após anos de repressão regulatória, Pequim sinaliza apoio ao setor privado para enfrentar desafios globais.
Presidente da China Xi Jinping. Foto: Divulgação

O presidente da China, Xi Jinping, realizou uma reunião rara e altamente coreografada nesta segunda-feira (17) com líderes das maiores empresas de tecnologia do país, incluindo a Alibaba. O encontro, realizado no Grande Salão do Povo, reforçou a importância do setor privado para o desenvolvimento tecnológico chinês, especialmente diante das sanções dos Estados Unidos e da desaceleração do crescimento econômico.

Xi pediu que os empresários “mostrem seu talento” e expressem confiança no potencial do mercado e do modelo econômico da China. Segundo analistas, a reunião marca uma mudança na abordagem do governo, que há quatro anos impôs uma forte repressão regulatória contra as gigantes da tecnologia.

“O governo chinês precisa do setor privado para sua rivalidade tecnológica com os Estados Unidos”, disse Christopher Beddor, vice-diretor de pesquisa da Gavekal Dragonomics, em Hong Kong.

Setor privado e desafios econômicos

O setor privado desempenha um papel crucial na economia chinesa, sendo responsável por:

  • Mais da metade da arrecadação tributária
  • Mais de 60% da produção econômica
  • Cerca de 70% da inovação tecnológica

A segunda maior economia do mundo enfrenta desafios como baixa demanda interna, crise no setor imobiliário e tarifas impostas pelos EUA, que aumentam a pressão sobre suas empresas. Entre os participantes da reunião estava Liang Wenfeng, fundador da DeepSeek, uma startup que ameaça competir com gigantes da inteligência artificial americana com um modelo de IA de baixo custo.

Xi Jinping ressaltou que os negócios privados têm “amplas perspectivas e grande promessa” para criar riqueza e novas oportunidades, reafirmando a continuidade da estratégia econômica da China.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes

Notícias

Institucional

Para você