Brasil, 23 de fevereiro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.

Brasil coloca seis surfistas nas oitavas da etapa de Abu Dhabi do Circuito Mundial

Competição inédita no Oriente Médio acontece em piscina de ondas artificiais.

O Brasil garantiu seis surfistas nas oitavas de final da etapa de Abu Dhabi do Circuito Mundial de Surfe, realizada pela primeira vez no Oriente Médio. A competição, que ocorre na maior piscina de ondas artificiais do mundo, começou nesta sexta-feira (14) com a participação de 36 atletas, sendo 11 brasileiros.

Filipe Toledo, Ítalo Ferreira e Yago Dora avançaram direto para as oitavas após se destacarem na primeira rodada qualificatória. Já na repescagem, disputada à noite nos Emirados Árabes Unidos, os paulistas Miguel Pupo e Deivid Silva e o catarinense Mateus Herdy conquistaram as últimas vagas brasileiras.

Cinco surfistas do país não conseguiram avançar e deram adeus à competição: Edgard Groggia, Samuel Pupo, Ian Gouveia e João Chianca.

Formato inédito e brasileiros em destaque

A prova segue um formato inovador, no qual cada atleta surfa quatro ondas por bateria – duas para a direita e duas para a esquerda. Os surfistas com maior pontuação garantem a classificação.

O primeiro brasileiro a avançar foi Ítalo Ferreira, que marcou 12.90 pontos e liderou sua bateria contra o indonésio Bronson Meydi e o australiano Joel Vaughan.

O bicampeão mundial Filipe Toledo também brilhou, com 14.50 pontos, o segundo melhor somatório do dia, ficando atrás apenas do norte-americano Griffin Colapinto (14.57).

Yago Dora levou a melhor contra Samuel Pupo e Cole Houshmand, avançando com 12.20 pontos.

Repescagem marcada por manobras aéreas

Na primeira sessão noturna da etapa de Abu Dhabi, 24 surfistas disputaram quatro vagas nas oitavas, com cada um tendo apenas duas oportunidades para pegar onda. A melhor nota de cada atleta foi considerada para a classificação.

Os brasileiros Miguel Pupo, Deivid Silva e Mateus Herdy garantiram suas vagas com manobras aéreas radicais. Miguel Pupo se destacou com a maior nota da repescagem (7.77 pontos), seguido pelo australiano Joel Vaughan (7.60), Deivid Silva (7.40) e Mateus Herdy (7.37).

Fase final no domingo

A etapa de Abu Dhabi segue no domingo (16), quando serão realizadas as quartas de final, semifinais e as finais, tanto no masculino quanto no feminino.


  1. Circuito Mundial de Surfe Abu Dhabi
  2. Filipe Toledo e Ítalo Ferreira Abu Dhabi

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes

Notícias

Institucional

Para você