Um homem ainda não identificado foi morto em confronto com a Polícia Civil do Piauí durante uma operação de combate ao tráfico de drogas realizada na manhã desta sexta-feira (08) na zona norte de Teresina. A ação, batizada de Operação Denarc 63, foi coordenada pelo Departamento Estadual de Repressão aos Narcóticos (Denarc) e tem como alvo o tráfico de entorpecentes na região da Grande Santa Maria da Codipi.
“Mais uma ação da polícia civil, por meio do Denarc, com apoio da Polícia Militar. Operação 63 do Denarc. Quatro mandados de prisão e 20 de buscas, até os primeiros levantamentos, algo em torno de cinco presos. Duas armas apreendidas até o presente instante. De fato, essa situação, em que um dos indivíduos recebeu as nossas equipes atirando e naturalmente, aconteceu o que tinha que acontecer, policial em legítima defesa, também buscou controlar, e um criminoso a menos a circular nas ruas”, disse o delegado Samuel Silveira em entrevista.
De acordo com o delegado Jarbas Lima, a equipe policial foi recebida a tios durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão na Vila Dilma Rousseff, localidade onde a operação se concentrou. “Houve um óbito no local em decorrência de intervenção policial, em legítima defesa. No momento de cumprimento do mandado, o indivíduo reagiu, disparando contra os policiais, que revidaram para cessar a ação criminosa“, explicou o delegado.
Com o suspeito foram apreendidas duas armas de fogo, uma pistola e um revólver, que foram imediatamente recolhidas para a perícia. Segundo a polícia, o homem, que seria de meia idade, ainda não foi formalmente identificado. A investigação agora aguarda a chegada de algum familiar ao Instituto Médico Legal (IML) de Teresina para reconhecimento do corpo, devido a inconsistências encontradas na identidade que ele portava.
Além da morte do suspeito, a Operação Denarc 63 já resultou na prisão de quatro pessoas e segue em andamento para o cumprimento de um total de 20 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão no bairro Santa Maria da Codipi. Segundo a polícia, a ação busca desmantelar redes locais de tráfico e coibir a atuação de grupos criminosos na área.
A ocorrência da morte será investigada pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que esteve no local para realizar os procedimentos de praxe, acompanhado do Departamento de Polícia Científica. O delegado Robert Lavor, responsável pela investigação, destacou que o reconhecimento civil do homem é necessário, já que a identificação inicial apresenta inconsistências de idade e fotografia.
A Polícia Civil reafirma que a operação é uma medida essencial no combate ao tráfico de drogas em Teresina e assegura que todas as medidas foram tomadas para garantir a segurança dos agentes e da comunidade local.