Na manhã desta sexta-feira (11), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) recebeu uma visita especial em alusão ao Dia das Crianças. Pacientes do Hospital São Marcos, instituição especializada em oncologia, tiveram a oportunidade de conhecer o quartel do comando geral da corporação, localizado na Avenida Miguel Rosa, em Teresina. As crianças, que fazem tratamento contra leucemia, participaram de um dia repleto de atividades e interações com os bombeiros.
Durante a visita, os pequenos puderam conhecer o funcionamento da corporação, explorar viaturas e equipamentos utilizados no dia a dia do Corpo de Bombeiros, e até aproveitar uma “carona” em uma das viaturas. A experiência, além de oferecer momentos de descontração, trouxe uma pausa necessária na rotina hospitalar das crianças.
Terapia através de novas experiências
Fernanda Xavier, terapeuta ocupacional do Hospital São Marcos, destacou a importância da atividade para o bem-estar das crianças. “Hoje, as crianças vivenciaram um dia importante no Corpo de Bombeiros. É extremamente benéfico que elas se afastem um pouco do ambiente hospitalar e tenham novas experiências externas”, afirmou. Segundo a terapeuta, o momento ofereceu alegria e permitiu que as crianças se desconectassem, ainda que por algumas horas, da rotina difícil dos tratamentos.
Ela também agradeceu o acolhimento da corporação: “Gostaríamos de agradecer a toda a equipe da corporação, que nos recebeu tão bem e acolheu as crianças com todo o carinho. Hoje, sem dúvida, foi um dia mágico para as crianças do Hospital São Marcos.”
Parceria e ação social
O comandante operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Egídio Leite, ressaltou a importância da parceria de longa data entre o hospital e a corporação. “O Hospital São Marcos há muito tempo tem uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar em atividades sociais integradas. Hoje, em alusão ao Dia da Criança, realizamos ações que permitiram às crianças conhecerem os equipamentos, plataformas e veículos da corporação, além de proporcionarmos essa ‘carona’ na viatura. Tudo isso é de extrema importância, tanto para realizar os sonhos dessas crianças, quanto para fortalecer nossos trabalhos sociais”, declarou o comandante.
Um dia para esquecer a doença
Para as famílias, a visita foi um momento de alívio e alegria. Gilson Pereira da Rocha, pai de Davi, uma das crianças que visitou a corporação e que está em tratamento contra um tumor nos rins, expressou sua felicidade em ver o filho envolvido em algo tão positivo. “Estou muito feliz de ver meu filho aproveitando o dia de hoje e esquecendo um pouco a questão da doença. Estamos muito felizes”, comentou emocionado.