Em uma iniciativa para preparar o país para a chegada da tecnologia 5G, mais de 800 mil famílias brasileiras já tiveram seus equipamentos de parabólica tradicional substituídos por kits de parabólica digital. A medida é crucial, pois as parabólicas que operam na faixa de 3,5 GHz serão desativadas para dar espaço à nova rede de telefonia móvel.
O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destaca a importância da troca: “A substituição garante mais qualidade de som e imagem e permite que as famílias continuem desfrutando da programação variada com ainda mais qualidade.”
Critérios para obtenção do Kit Gratuito
Para ser elegível para o kit gratuito, que inclui uma parabólica digital, um receptor, um controle remoto com pilhas e os cabos necessários, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, a residência deve já possuir uma parabólica tradicional em funcionamento.
Agendamento e instalação
Os kits estão disponíveis para agendamento e instalação em mais de 1.812 municípios brasileiros. Segundo a Anatel, a liberação dessa faixa de frequência não implica a instalação imediata das redes 5G nas localidades, que dependerá do planejamento individual de cada prestadora de serviços.
Como solicitar
Os interessados devem fazer o pedido pelo portal Siga Antenado ou pelo telefone 0800 729 2404. A instalação é realizada por técnicos do Siga Antenado, que vão até a residência dos beneficiários no dia agendado para efetuar a troca.