A partir desta segunda-feira (22) terão inicício as inscrições do Encceja 2023. Jovens e adultos que não concluíram os estudos no tempo adequado têm a oportunidade de se inscrever no Encceja 2023 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
O exame, aplicado anualmente, testa conhecimentos nas diversas áreas estudadas no Ensino Básico. O prazo de inscrição se estende até o dia 2 de junho.
O processo de inscrição
Os interessados podem realizar as inscrições por meio da página oficial do Encceja. Durante o processo, os candidatos devem fornecer informações como número de RG, CPF, telefone e e-mail, portanto é importante ter todos os documentos em mãos. Além disso, é necessário indicar a cidade em que desejam realizar a prova.
Nesta edição, uma novidade é que os candidatos que apresentaram laudos médicos em 2022 para solicitar atendimento especializado e desejam fazer o Encceja novamente não precisam apresentar os documentos novamente. Além disso, pessoas travestis, transexuais e transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal também não precisarão enviar documentação comprobatória.
Entendendo o Encceja 2023
O Encceja é um exame voltado para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para participar, é necessário atender aos critérios de idade, sendo no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.
Ao contrário do Enem, não é cobrada uma taxa de inscrição, exceto para os candidatos que se inscreveram na edição anterior e não compareceram nos dias de aplicação. Nesse caso, eles devem justificar a ausência entre os dias 3 e 14 de abril, correndo o risco de ressarcir o valor de R$ 40 ao Inep.
A estrutura das provas
O exame é composto por quatro provas objetivas para cada nível de ensino, cada uma com trinta questões de múltipla escolha, além de uma proposta de redação no gênero dissertação-argumentativo, seguindo os mesmos moldes do Enem.
Para os candidatos que desejam concluir o Ensino Fundamental, as provas abordam as seguintes áreas:
- Ciências Naturais;
- Matemática;
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
- História e Geografia.
Já para os candidatos que almejam a conclusão do Ensino Médio, as provas contemplam as seguintes áreas:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Diferentemente de provas como Fuvest e Unicamp, o Encceja não funciona como um vestibular e, portanto, não possui um número limitado de vagas. Para obter o diploma, basta o candidato alcançar uma nota mínima de 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 5 pontos na redação. Vale ressaltar que a redação segue as mesmas regras do Enem e precisa obedecer a uma série de critérios. Desviar-se do tema, por exemplo, pode resultar na nota zero. Para saber mais sobre o que pode zerar a redação, consulte as informações disponíveis no site oficial.
Cronograma e inscrições do Encceja 2023
- Justificativa de ausência: 3 a 14 de abril
- Resultado da justificativa: 24 de abril
- Inscrições e solicitação de atendimento especializado: 22 de maio até 2 de junho
- Provas: 27 de agosto
- Divulgação do gabarito: 27 de agosto
- Resultados: 22 de dezembro
O Encceja oferece uma oportunidade valiosa para que jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio possam obter suas certificações, abrindo portas para novas oportunidades educacionais e profissionais. Não perca o prazo de inscrição e esteja preparado para realizar o exame, que pode ser um passo importante em sua jornada acadêmica.