O secretário da Educação, Washington Bandeira, recebeu, nesta segunda-feira (15), a visita dos nove estudantes que obtiveram a nota máxima na 1ª fase do I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²). Também participaram da visita, professores, gestores e gerentes regionais. O certame foi aplicado no dia Nacional da Matemática, 6 de maio, e contou com a participação de 62.783 estudantes.

O TME² é um projeto criado pela Secretaria da Educação (Seduc) que visa estimular o estudo da matemática e contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e em outras avaliações externas.

De acordo com Washington Bandeira, o encontro foi uma oportunidade de conhecer as histórias dos alunos que se destacaram na 1ª fase do torneio. “Eu já visitei quase 30 escolas e quero visitar muitas outras. Esses momentos são importantes para ouvir, conhecer as vivências dos alunos, suas rotinas de estudos, além de saber o que a Seduc pode fazer para impulsionar ainda mais os resultados dos nossos alunos”, comenta o gestor.

????????????????????????????????????

Isabella Carvalho, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Pinheiro Machado, localizado na zona sudeste de Teresina, conta que ficou satisfeita com a visita. “Eu gostei muito de conhecer o secretário, ele foi muito atencioso. A gente conversou sobre a prova do torneio, a expectativa sobre a próxima etapa e sobre o que achamos da nossa escola, o que pode melhorar. Eu espero continuar com notas boas na escola e obter bons resultados na segunda etapa do torneio e na OBMEP”, comentou.

Participaram do encontro os alunos: Isabella Carvalho de Resende, Marianne de Araújo Brito, Marden Luan Cardoso Machado, Pedro Vitor de Araújo Siqueira, Micaele Magalhães Brandão Véras, Aline Raiane dos Santos Lionese, Matheus Vittor da Silva Sousa, Maria Clara Fontenele de Brito e Walysson Brito Alves.

Para o Superintendente de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), Antônio Amaral, a visita dos estudantes à sede da Seduc tem um significado especial.  “Esta ação foi projetada como a primeira ação dentro de um programa do Seduc Olímpica e, este por sua vez, está dentro do programa maior: o Acelera Seduc. Ao reconhecer jovens talentos, a Seduc fortalece o prosseguimento das suas carreiras científicas e, assim, amplia ainda mais o resultado dos nossos estudantes, melhorando a proficiência de matemática dos estudantes do estado”, destaca.

Segunda fase da TM² 

Na 2ª etapa do torneio, o certame irá propor aos classificados a resolução de quatro problemas discursivos com pontuação de 20 pontos cada. Ao final do torneio, 32 estudantes serão contemplados com medalhas de ouro para todo o Estado, 63 com medalhas de prata e 105 com medalhas de bronze pela Gerência Regional de Educação (GRE), além de 210 menções honrosas, sendo 10 por GRE. O cronograma do TME² prevê ainda a realização da “Jornada Especial da Matemática”, a ser ofertada aos 200 estudantes com melhores notas, por meio de uma imersão para um treinamento olímpico especializado.