Teresina, 28 de novembro de 2023
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
PUBLICIDADE

Seid lança novo RG com validade nacional para pessoas com deficiência no Piauí

A Seid inaugura espaço para emissão de RGs específicos para pessoas com deficiência no Piauí, com validade nacional e simbologia diferenciada. O novo documento visa facilitar o acesso a serviços e eliminar a necessidade de portar laudos médicos para comprovar a condição de saúde.
Espaço dedicado à emissão de RGs específicos para pessoas com deficiência é inaugurado pela Seid no Piauí.

Nesta segunda-feira (3), a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) inaugurou um espaço dedicado à emissão de novos RGs no Piauí, específicos para pessoas com deficiência e com validade nacional. O novo documento terá uma simbologia diferenciada para facilitar o reconhecimento da condição do portador.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, afirmou que o Piauí é o primeiro estado do Brasil a oferecer essa opção de identificação para pessoas com deficiência. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso a serviços e eliminar a necessidade de portar laudos médicos para comprovar a condição de saúde.

O novo RG também poderá ser acessado por meio de smartphones, através do aplicativo eGov, onde o cidadão poderá baixar o documento.

Juarez Carvalho, perito criminal e diretor do Instituto de Biometria Forense no Piauí, explicou que o novo RG segue o padrão nacional e que a simbologia específica, como uma cadeira de rodas, por exemplo, já garantirá ao portador do documento os direitos previstos na legislação.

Para obter o novo RG, a pessoa com deficiência deverá se dirigir à sede da Seid e apresentar um laudo médico, além dos seguintes documentos obrigatórios: certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de residência, CPF e certidão original atualizada com selo de verificação. Documentos opcionais incluem NIT/PIS/Pasep, NH, título de eleitor, tipo sanguíneo, carteira profissional, certificado de reservista (se homem) e cartão do SUS.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva, secretário de Segurança Chico Lucas, deputado federal Jadyel Alencar e o secretário da Seid Mauro Eduardo.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você