A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio do Centro Integrado de Atenção ao Servidor (Ciaspi), realizou, nesta terça-feira (28), o 1 Workshop em Saúde e Segurança do Trabalhador. O evento busca promover a saúde e o bem-estar do servidor público estadual e foi direcionado aos gestores dos órgãos estaduais para orientação e formação de multiplicadores referente aos procedimentos da 4ª fase da implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
Com o tema “Auditoria Interna em Saúde e Segurança do Trabalhador”, o workshop, ministrado pela equipe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho do Ciaspi, abordou a necessidade de avaliar o ambiente laboral do servidor, fazendo um levantamento das atividades e riscos que eles estão expostos e reunir as informações necessárias da saúde do servidor para enviar ao eSocial.
O evento contou com a participação da diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves, que falou sobre a importância da integração das equipes que tratam de saúde no Estado. “É super importante esse trabalho voltados para estruturação das equipes, proporciona a qualificação do servidor, além de melhorar a qualidade de vida”, destacou a gestora.
A ideia do workshop é, inicialmente, formar multiplicadores que possam expandir as orientações aos demais agentes da administração pública. Uma programação mais extensa está sendo planejada de forma que atenda todos os servidores do Estado. A ação se faz necessária em razão da 4ª fase de implantação do eSocial englobar os órgãos públicos e, a segurança do trabalhador, é um dos requisitos que precisam ser cumpridos.
“Essa é uma responsabilidade grande que nós temos, de gerir pessoas, que são os principais recursos da administração pública. Estamos comprometidos em dar as melhores condições de trabalho para que os servidores e ações como essa nos ajudam nessa missão. Compete à Sead a coordenação e execução da política de pessoal, visando assegurar a saúde física e mental do trabalhador”, explicou Samuel Nascimento, secretário da Administração.
O eSocial é um sistema onde os gestores passarão a comunicar ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.