O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anuncia, nesta quinta-feira (16), em solenidade no Palácio de Karnak, o reajuste no valor e o aumento no número de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado oferecidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). O chefe do Executivo piauiense reforçou o compromisso de apoiar e investir em ciência no estado durante reunião com o presidente da Fapepi, professor João Xavier.
De acordo com o governador, a principal missão da Fapepi é aproximar as universidades, o Governo do Estado e o setor produtivo. “Juntos, vamos buscar soluções tanto para os problemas sociais que temos quanto para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas piauienses. Dessa forma, traremos bem-estar social e econômico ao nosso povo”, afirmou Rafael Fonteles.
O gestor ressaltou a experiência do presidente da Fapepi e a sua confiança para o cumprimento das metas estabelecidas. “Criaremos um ecossistema favorável para a inovação no Piauí, tanto no setor público quanto no setor privado. Não tenho dúvidas de que o professor João Xavier irá revolucionar essa área no estado”, disse o governador.
O presidente da Fapepi frisou que “a Ciência é o caminho para o desenvolvimento e a educação é o instrumento para a transformação do Piauí”.
Rafael citou ainda os objetos de pesquisa importantes ao Piauí: Hidrogênio verde, energia limpa e telessaúde. “Pesquisar sobre esses temas e outros é fundamental para o desenvolvimento do estado e de suas potencialidades, além de contribuir com a resolução de algumas problemáticas existentes”, finalizou Fonteles.