O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento de Política Pública realizou nesta segunda-feira (06) uma reunião para planejar ações beneficentes para pessoas em situações de rua. O comitê contou com representantes do Consultório da Rua, Projeto Pop Rua, Defensória Pública, Associação Nova Criatura, Fazenda da Paz e ex-moradores de rua.
Na reunião foram discutidos assuntos como documentação de pessoas em situação de rua, coleta de dados e mapeamento, orçamentos, comunicação entre os órgãos governamentais e ONGs, além da dificuldade de acesso aos serviços, a saúde física e mental dos moradores de rua.
A Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos Regina Sousa, que participou da reunião, falou sobre sua experiência na área. “Sei que a abordagem não é fácil, não é algo que você pega as pessoas, bote para dentro e eles ficam, é toda uma pedagogia de abordagem, que tem que ser discutida que tem que ser vista. A liberdade pra eles é a coisa mais importante’’, explica a secretária.
José Pereira, ex-morador de rua, que hoje é estagiário e está no 5° período de psicologia, elogiou a iniciativa. ”Hoje tenho uma vida completamente diferente, a gente voltou a sociedade. Morar na rua, estar em situação de rua não é fácil, a gente se sente realmente abandonado, mas vendo essas pessoas que aqui estão, vendo o propósito dessas pessoas que aqui estão, que buscam não só resgatar, não só dá um prato de comida, mas dá uma ressocialização realmente digna, faz com que a gente acredite que existem pessoas realmente compromissadas com esse trabalho que é resgatar as pessoas que vivem e estão em situação de rua”, comentou.
Os representantes do Comitê voltam a se reunir no próximo dia 20 de março às 9h, no auditório da Sasc.