O Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, iniciou nesta quarta-feira (1º) uma série de visitas às instituições que compõem o Sistema S, começando pelo SESC/SENAC. A visita de cortesia para alinhamento de futuras parcerias, voltadas para educação técnica profissional e inserção dos estudantes da rede estadual no mercado de trabalho, aconteceu no prédio do SESC/SENAC, localizado na Avenida Campos Sales.
Estiveram presentes os representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), presidente da Fecomércio, Dr. Valdeci Cavalcante; diretora regional Elaine Dias, e a diretora de Educação Profissional, Karolina Dornelas; pelo Serviço Social do Comércio (SESC), o diretor regional, Francisco Campelo; a diretora de Programas Sociais, Camila Maia; e Rosana Leal, coordenadora de Educação.
O secretário apresentou as metas do Governo e destacou as que já foram realizadas nesses primeiros 60 dias para expansão desta área. Washington Bandeira pontuou o fortalecimento da aprendizagem conectando a Secretaria da Educação às entidades do terceiro setor, para que promovam a empregabilidade dos alunos no mercado de trabalho.
“O diálogo visa tratativas para melhoria da qualidade educacional da rede estadual pública, em especial a gestão do SESC/SENAC, que se alinha com o modelo de gestão do Governo no Estado na promoção da educação técnica e expansão do ensino profissional. Temos como meta dobrar o número de matrículas no ensino, sobretudo para cursos de tecnologia da informação, turismo, energia renováveis e agrotécnica, que são áreas em que o sistema S tem expertise em trabalhar com educação”, explicou o secretário Washington Bandeira, que irá visitar as demais instituições que fazem parte do Sistema S nos próximos dias.
O Serviço Social do Comércio (SESC) tem com atuação nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é principal agente de educação profissional voltado para o comércio de bens, serviços e turismo do país, atuando com oferta de cursos
O presidente da Fecomércio, Dr. Valdeci Cavalcante, destacou a importância de parcerias para o ensino técnico profissional alinhado às demandas de mercado.
“As parcerias com o poder público no sentido de implementar as obras estruturantes, principalmente na área da educação, dotam o Estado quanto à infraestrutura para que os empreendedores venham investir. O alinhamento do Sistema S, Fecomércio e federações de indústria e agricultura com a gestão do Estado tem entusiasmado, pois a escola tem o poder transformador”, observou.