Inaugurado no dia 13 de fevereiro de 2017, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto completou seis anos nesta segunda-feira, tendo formado milhares de profissionais para o mercado de trabalho piauiense. A escola fica localizada na zona sudeste de Teresina e conta atualmente com 1.347 estudantes.

A diretora Maria das Dores Andrade de Araújo (Dorinha) revela que a escolha desse nome foi uma homenagem ao professor José Pacífico de Moura, em reconhecimento ao seu trabalho como professor, técnico e gestor na educação pública do Piauí.  “José Pacífico tinha um sonho de ver a educação do Piauí como a melhor do Brasil. Por isso, defendia a efetivação das escolas de tempo integral e as escolas profissionalizantes”, revela a diretora.

O CEEP José Pacífico oferta curso técnico integrado ao Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Proeja nos turnos manhã, tarde e noite. Dentre os cursos técnicos ofertados estão: informática, enfermagem, edificações, sistema de energia renováveis, manutenção automotiva, metrologia, análises clínicas, produção de moda, farmácia e segurança do trabalho.

A dona Osmarina Duarte de Sousa, na véspera de completar seus 84 anos de idade, comemora a formatura em seu primeiro curso técnico, já pensando em continuar seus estudos. Ela e outros 500 formandos de diversos cursos vibraram muito nas cerimônias de formatura realizadas no Teatro 4 de Setembro, em fevereiro deste ano.

“Levei uma vida muito humilde, tive que trabalhar desde cedo como doméstica para outras famílias, por isso não pude ter filhos, pois não teria como cuidar deles. Mesmo assim, fiz muitos amigos por onde morei e hoje posso considerá-los como minha família. Apesar de tudo, sempre sonhei em estudar, fiz alguns cursos profissionalizantes (de curta duração) e finalmente consegui concluir meu Ensino Médio com um curso técnico em Enfermagem. É um sonho realizado, estou muito feliz!”, afirma dona Osmarina.

Recentemente o ex-aluno do CEEP José Pacífico, José Felipe Rodrigues, realizou o sonho de ingressar profissionalmente na área automotiva. Por meio do CEEP, ele encontrou a possibilidade de alcançar o seu objetivo profissional. Felipe estudou o seu Ensino Médio integrado ao curso técnico de manutenção automotiva ofertado pela escola e em sua rotina dividia o seu tempo entre os estudos e o estágio em busca de mais conhecimento e crescimento profissional. “Tive essa oportunidade de entrar na escola José Pacífico e fazer do meu sonho uma realidade, tanto na parte teórica quanto na prática”, revela o jovem de 22 anos, que hoje é técnico em uma concessionária de veículos.

Além de uma colocação qualificada no mercado de trabalho, os estudantes da escola conseguiram ótimo desempenho ao longo dos anos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).