Teresina, 9 de setembro de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.

Prefeito Gil Paraibano recebe visita do presidente do INCT para discutir sobre o Lixão de Picos

Na manhã da última segunda-feira (23), o prefeito Gil Paraibano recebeu a visita do presidente e representantes do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – INCT, para discutir a respeito da PRAD – Plano de Recuperação de Áreas Degradadas e da questão que envolve o lixão que fica localizado na comunidade Val Paraíso em Picos. Na ocasião, estiveram presentes a Secretária de Meio Ambiente, Maria do Bom Sucesso, as educadoras ambientais, Ruthy Costa e Nilma Nascimento e a Secretária de Assistência Social, Wiânika Alencar.

O Presidente do INCT, Marcus Andrey Vasconcellos, explicou acerca do projeto e objetivo da reunião. “Nós do INCT fomos contratados pelo Instituto de Águas e Esgoto do Piauí, para desenvolver o PRAD dos dois lixões de Picos que estão desativados nesse momento, o da Altamira que está inativo há mais tempo e de Val Paraíso, nós já estamos com quase 50% do PRAD, estaremos entregando até o dia 30, o diagnóstico que foi elaborado e vamos apresentar uma proposta para a execução do PRAD, para que a Prefeitura possa voltar a colocar o resíduo em Val Paraíso. Então, estamos agora concluindo os estudos, já realizamos estudo sobre o solo, de impacto ambiental e a boa notícia é que tanto o de Altamira quanto o de Val Paraíso, eles não atingiram o lençol freático, não houve contaminação do solo e nem da água”, explicou.

Presidente do INCT, Marcus Andrey (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Marcus Andrey explicou ainda que o projeto visa transformar o espaço do lixão da Altamira em um parque ecológico, e o do Val Paraíso em uma usina, buscando melhorias ao que diz respeito a essas áreas. “Agora é fazer um novo projeto para remediação dessas áreas, a ideia em Altamira é transformar o ambiente em um parque de conservação, ecológico, para que a população possa usufruir desse parque, com vários empreendimentos, essa é uma possibilidade, e é uma das soluções que iremos apresentar. No caso de Val Paraíso, a ideia é levar uma usina de transformação de resíduo, que assim ele não vai mais contaminar o meio ambiente e nem vai ficar a céu aberto. Essa usina é fechada, limpa, que transforma o resíduo em casa, energia e fertilizante e material de valor agregado como tijolos, telha. Então basicamente é esse projeto que estamos trazendo”, pontuou.

Ainda de acordo com o presidente do INCT, o projeto da usina traz uma contribuição social, em que envolve os catadores de lixo do município, tendo melhorias na questão do trabalho, serão destinados a eles materiais de proteção de acidentes, bem como, irão trabalhar na geração de biofertilizantes, como também com o sistema florestal para produzir alimentos orgânicos para gerar emprego e renda, com materiais de insumos termoplásticos, telha, tijolos.

Veja mais imagens!

Acompanhe na íntegra a entrevista!


O post Prefeito Gil Paraibano recebe visita do presidente do INCT para discutir sobre o Lixão de Picos apareceu primeiro em PREFEITURA DE PICOS.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você